Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo (2019) Questão 42

Uma avaliação da teoria e da pesquisa de Piaget só pela extensão de suas contribuições já se apresenta muito ampla. Mais espaço, contudo, abre-se para a crítica devido ao método clínico, particularidade do trabalho piagetiano. Com base no livro de Goulart (2015), assinale a opção que NÃO constitui uma crítica às construções teóricas de Piaget.

  • A Piaget não foi bastante claro sobre suas condutas nos experimentos; lendo-o surgem dúvidas sobre quais os testes e procedimentos de indagação foram aplicados concreta mente, quais as condições da prova, a quantos sujeitos foi administrada e quais os antecedentes destes sujeitos.
  • B Notam-se lacunas no estudo empírico-analítico de Piaget sobre a epistemologia genética e as funções psicológicas superiores, devido a uma exaustiva e, por vezes, imprecisa variação de procedimentos experimentais. Eram estudos difusos e longitudinais, o que prejudica medir a solidez de suas convicções e a substancialidade das provas.
  • C O grau de incerteza dos que entram em contato com a interpretação dada por Piaget aos dados empíricos sugere que seus experimentos devam ser repetidos e confirmados por outras pessoas, antes que possamos estar absolutamente seguros quanto à amplitude de respostas da criança ás situações experimentais.
  • D Existe, na obra de Piaget, uma tendência para apresentar uma quantidade de protocolos textuais para expor os processos estudados; as considerações feitas a partir destes protocolos estendem-se, às vezes, sobre perturbações insignificantes ou devidas ao acaso.
  • E Observa-se na obra de Piaget certa instabilidade e imprecisão na definição dos conceitos, além de uma tendência conexa a deixar espaço entre a teoria e os dados empíricos, a ponto de distanciá-los.

Encontre mais questões

Voltar