Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) - Analista de Sistemas (FCC - 2019) Questão 49

Comparando-se as soluções NAS e SAN, é correto afirmar:

  • A Uma unidade SAN inclui um dispositivo de hardware dedicado que se conecta a uma rede local, geralmente por meio de uma conexão Ethernet. Esse servidor SAN autentica clientes e gerencia operações de arquivos da mesma maneira que servidores de arquivos comuns, por meio de protocolos de rede bem estabelecidos.
  • B Para reduzir os custos dos servidores de arquivos padrão, os dispositivos SAN geralmente executam um sistema operacional embarcado em hardware simplificado e não têm periféricos como um monitor ou teclado e, em vez disso, são gerenciados por meio de uma ferramenta de navegador.
  • C Uma unidade NAS geralmente usa interconexões Fibre Channel e conecta um conjunto de dispositivos de armazenamento que compartilham dados entre si.
  • D As SANs nem sempre são físicas. É possível criar SANs virtuais definidas por um programa de software. As SANs virtuais oferecem melhor escalabilidade, são independentes de hardware e controladas por software, sendo passíveis de alterações.
  • E Devido à sua natureza não centralizada, os dispositivos NAS dificultam o acesso de vários usuários aos mesmos dados, o que é um impeditivo em situações em que os usuários estão colaborando em projetos.