Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Técnico em Assuntos Educacionais (UFMT - 2019) Questão 37

A legislação vigente consolidou a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior. Os processos avaliativos internos e externos são concebidos como subsídios fundamentais para a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior e, também, para a gestão das instituições, visando à melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão, de acordo com as definições normativas de cada tipo de instituição e as opções de cada estabelecimento de ensino. Sobre a avaliação da Educação Superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) É compreendida como a grande impulsionadora de mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação de conhecimento, que se concretiza na formação de cidadãos e profissionais e no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão.

( ) Contribui para a formulação de caminhos para a transformação da educação superior, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.

( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios como a gestão democrática e a autonomia, que visam consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da instituição de ensino superior.

( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios da gestão centralizada, essencialmente, na autoridade máxima da instituição de ensino superior.


Assinale a sequência correta.

  • A V, V, V, F
  • B V, F, F, V
  • C F, F, V, V
  • D F, V, F, F

Encontre mais questões

Voltar