Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (2020) Questão 45

O Manual de Especificação de Materiais de Revestimento em Hospitais Universitários foi publicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) como parte do Acordo de Cooperação Técnica Internacional 14/01, assinado com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos. Esse manual foi desenvolvido com o propósito de servir como uma ferramenta auxiliar no processo de escolha e especificação de materiais de revestimentos para Hospitais Universitários Federais, baseando-se nas normativas vigentes para esse fim. Sobre a escolha dos materiais de revestimentos para hospitais, assinale a alternativa correta.
  • A Na escolha de materiais para revestimento de forros e tetos, não é necessário analisar aspectos de assepsia, como se deve fazer nas demais superfícies, já que estes não estão em contato direto com o paciente.
  • B Em todos os tipos de ambientes hospitalares, sejam eles áreas críticas, semicríticas ou não-críticas, é obrigatória a utilização no piso de revestimentos de materiais de acabamento que tornem a superfície monolítica.
  • C Na escolha do piso, não há nenhuma norma que obrigue que o revestimento tenha características antiderrapantes, para evitar o escorregamento tanto de pacientes como de funcionários.
  • D São exemplos de materiais com aparência monolítica, priorizados em algumas áreas dos hospitais: piso vinílico, borracha, linóleo, resina autonivelante.
  • E A RDC-50/2002 ANVISA é a única norma que deve ser atendida na especificação dos tipos de revestimentos das superfícies dos ambientes hospitalares.

Encontre mais questões

Voltar