Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Cirurgião-Dentista - Buco-Maxilo-Facial (2020) Questão 52

Os retalhos cirúrgicos são realizados para oferecer acesso cirúrgico a uma área ou mover tecidos de um local para outro. Vários princípios básicos de planejamento do retalho precisam ser seguidos a fim de se evitar complicações como necrose, deiscência e dilaceração do retalho. A necrose do retalho pode ser prevenida se o cirurgião atender a alguns princípios básicos. Assinale a alternativa que descreve um desses princípios.

  • A O ápice (extremidade) de um retalho deve ser mais amplo que a base, principalmente quando nesta não há uma artéria calibrosa.
  • B Em geral, a extensão do retalho deve ser maior que quatro vezes a largura da base. A estrita adesão a esse princípio é menos crítica na cavidade oral, mas nessa localização a largura do retalho nunca deve exceder o comprimento.
  • C Quando possível, deve-se incluir um suprimento sanguíneo axial na base do retalho. Por exemplo, um retalho no palato deve ter sua base voltada para a artéria palatina maior.
  • D Se um retalho em envelope não oferece acesso suficiente, deve-se optar pela dilaceração ao invés de fazer outra incisão.
  • E A incisão vertical (oblíqua) de alívio deve ser feita no nível do próprio dente onde haverá remoção de osso. A incisão geralmente se inicia na linha média da face desse dente e é movida obliquamente na direção apical através da gengiva e da mucosa.

Encontre mais questões

Voltar