Questão 37 do Concurso Prefeitura Municipal de Gravatá - Guarda Municipal - ADM&TEC (2020)

Direitos Humanos


O termo Direitos Humanos designa um conjunto de direitos indispensáveis à vida digna, uma vez que são pautados na liberdade, na igualdade e na dignidade, sendo esses, direitos essenciais ao ser humano.

Os Direitos Humanos são direitos universais, indivisíveis e pertencentes a toda e qualquer pessoa humana, independente de lei, sendo eles, mais especificamente, o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança. Os Direitos Humanos externam os valores fundamentais do Ser Humano, compõem o núcleo básico do direito internacional vinculativo de todos os ordenamentos jurídicos, são os direitos ligados diretamente à natureza, à essência humana; são os Direitos Fundamentais conectados imediatamente com a Dignidade Humana.

Falar em Direito Humano é ter em mente algo essencial ao Ser Humano, isto é, que integra a sua natureza existencial e dessa é indissociável, de forma que, uma vez infringido, a consequência imediata será a cessação da existência do Ser Humano ou a sua descaracterização como tal, daí se concluir que os Direitos Humanos são o núcleo essencial dos Direitos Fundamentais, representam aqueles direitos que se confundem com a própria Dignidade Humana. 

Os três primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos sintetizam o que se considera fundamental para a humanidade: que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade; que toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos na Declaração, sem distinção de qualquer espécie (raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição); e que toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Os Direitos Humanos são um conjunto de direitos, positivados ou não, cuja finalidade é assegurar o respeito à dignidade da pessoa humana, por meio da limitação do arbítrio estatal e do estabelecimento da igualdade nos pontos de partida dos indivíduos, em um dado momento histórico.

Por Thatiane O. P. Santos, Alagoas, em 09/10/2019. Disponível em: https://bit.ly/2JNvvhp. Com adaptações. 



Leia o texto 'Direitos Humanos e', em seguida, analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:
  • A O texto leva o leitor a concluir que o último artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos sintetiza o que se considera fundamental para a humanidade: o direito à prática do consumo consciente e ao trabalho digno na vida adulta.
  • B De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que falar em Direitos Humanos é ter em mente algo essencial ao ser humano, isto é, que integra a sua natureza existencial e dessa é indissociável, de forma que, uma vez infringido, a consequência imediata será a cessação da existência do ser humano ou a sua descaracterização como tal.
  • C Após a análise do texto, é possível inferir que os Direitos Humanos não possuem relação com os valores fundamentais do ser humano e não devem ser respeitados pela legislação nacional de qualquer país.
  • D As informações presentes no texto permitem inferir que o termo "Direitos Humanos" designa um conjunto de direitos dispensáveis à vida digna, uma vez que não estão relacionados à liberdade ou à igualdade e não são essenciais ao ser humano.