Prefeitura Municipal de Honório Serpa - Enfermeiro (2019) Questão 25

A Síndrome Hipertensiva Gestacional é uma importante complicação da gestação, estando entre as principais causas de morbimortalidade materna e fetal em especial em países em desenvolvimento. Dados do Ministério da Saúde mostram a hipertensão na gestação como a maior causa de morte materna no país, sendo responsável por cerca de 35% dos óbitos. Sobre síndrome hipertensiva gestacional, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Hipertensão arterial crônica na gestante é aquela observada antes da gravidez, ou antes de 10 semanas de gestação, ou diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez e se resolve até 12 semanas após o parto.
  • B A pré eclampsia é quando a hipertensão ocorre após 26 semanas de gestação (ou antes, em casos de doença trofoblástica gestacional ou hidrópsia fetal) acompanhada ou não de proteinúria, com desaparecimento até 12 semanas pós-parto.
  • C A eclâmpsia caracteriza-se pela presença de convulsões tônico-clônicas generalizadas ou coma em mulher com qualquer quadro hipertensivo, não causadas por epilepsia ou qualquer outra doença convulsiva. Pode ocorrer na gravidez, no parto e no puerpério imediato.
  • D As gestantes com diagnóstico de pré-eclâmpsia grave deverão ser internadas, solicitados os exames de rotina e avaliadas as condições maternas e fetais. A interrupção de gestação deve ser realizada em qualquer idade gestacional, uma vez que a mãe corre risco de morte.

Encontre mais questões

Voltar