Prefeitura Municipal de Betim - Professor - Ensino Religioso (Instituto AOCP - 2020) Questão 31

Mircea Eliade, em seu Tratado de história das religiões, apresenta ritos relacionados a mitos. Interessa ao estudioso ressaltar os aspectos simbólicos dos rituais. Lembra, por exemplo, os ritos ascensionais presentes em vários períodos históricos, em diversos povos e culturas. Esses ritos, conforme o autor, pretendem
  • A gerar um grau de euforia coletiva ou encapsulamento intimista, favorecendo a negação e/ou fuga do mundo, pontuada por êxtases espirituais sem transitividade com a realidade social, política e econômica.
  • B amarrar e subjugar o sagrado. Parte-se da convicção de que aquele que possui o dom ou carisma e conhece as palavras e os meios adequados pode obrigar o deus (ou os deuses) a agir (agirem) segundo sua vontade.
  • C superar um presente insatisfatório e a construção de um futuro de bem-estar para o grupo e para a humanidade.
  • D realizar uma volta imaginária a um passado mítico situado em origens anistóricas, em tempos arcaicos ou em contextos medievais mais idealizados e romantizados do que de fato conhecidos.
  • E restabelecer a ligação da terra, dos seres humanos e suas almas ao mais alto dos céus, onde moram deus, deuses e seres celestiais. São fórmulas simbólicas do desejo e da potencialidade humana de transcender rumo às realidades últimas e primeiras.

Encontre mais questões

Voltar