Questão 32 do Concurso Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Técnico - Contabilidade - 2011 (2011)

A conta Ajustes de Avaliação Patrimonial foi introduzida na contabilidade brasileira através da Lei n° 11.638, de 28 de dezembro de 2007. As declarações abaixo atendem plenamente ao conceito da conta ajuste de avaliação patrimonial, EXCETO:

  • A Como regra geral, os valores registrados nessa conta deverão ser transferidos para o resultado do exercício à medida que os ativos e passivos que lhes deram origem forem sendo realizados.
  • B Exemplo de valores a serem registrados nessa conta são as variações de preço de mercado dos instrumentos finan- ceiros, quando destinados à venda futura.
  • C Essa conta não corresponde a uma conta de reserva, uma vez que seus valores não transitam pelo resultado.
  • D Destina-se a receber as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do pas- sivo, em decorrência de sua avaliação a valor justo, enquanto não computadas no resultado do exercício, obedecendo ao regime de competência.
  • E Por tratar-se de uma conta que registra as contrapartidas de receitas e despesas decorrentes das variações de preço de ativos e passivos da entidade, seu saldo, ao final do período, deve ser encerrado contra a conta de resultado.