No processo de ensino-aprendizagem, a consideração das dimensões intelectual, social, emocional e afetiva dos estudantes possibilita a formação de sujeitos críticos, intelectualmente honestos e comprometidos com a sociedade. Essa perspectiva implica pensar a organização e a gestão do currículo segundo várias abordagens, entre as quais se incluem a interdisciplinar e a transdisciplinar. A respeito da abordagem interdisciplinar, assinale a opção correta.
- A Na interdisciplinaridade, um objeto de uma disciplina é estudado pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo, em uma correlação sem um objetivo em comum, fortalecendo-se a separação dos saberes.
- B Essa abordagem é definida como uma maneira de organizar e delimitar um território de trabalho, de concentrar a pesquisa e as experiências dentro de um determinado ângulo de visão; configura-se pela departamentalização do saber em diversas disciplinas, sendo cada uma delas abordada isoladamente das demais.
- C A abordagem interdisciplinar consiste em um processo de ligação entre duas ou mais disciplinas, a partir de algo que lhes seja comum; propõe a capacidade de diálogo entre as diversas ciências, entendendo o saber como um todo, e não como partes fragmentadas do conhecimento.
- D A principal característica da interdisciplinaridade é a hierarquização das disciplinas, sendo um objeto de conhecimento de determinada disciplina estudado por várias delas ao mesmo tempo; essa abordagem, embora ultrapasse as disciplinas, continua inscrita na estrutura da pesquisa disciplinar.
- E Na interdisciplinaridade, há uma tal intercomunicação entre as disciplinas que as fronteiras entre elas deixam de existir; nessa abordagem, as disciplinas não apenas colaboram entre si, mas são organizadas por um pensamento complexo que ultrapassa as próprias disciplinas.