Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - Cirurgião Dentista (2018) Questão 53

Segundo Graber, Vanarsdall e Vig (2012), as mecânicas que utilizam dispositivos de ancoragem temporária (DATs) seguem os princípios biomecânicos gerais; mas, comparados à mecânica convencional, elas possuem vários aspectos característicos. No que diz respeito à mecânica com DATs empregada nos tratamentos com extração, é correto afirmar que:

  • A o uso dos DATs possibilita a retração de corpo dos dentes anteriores dispensando a necessidade de verificação da quantidade de osso alveolar necessária durante o planejamento do procedimento.
  • B o planejamento de grandes quantidades de retração com DATs torna menor o risco de reabsorção radicular e perda de inserção periodontal.
  • C a mecânica de retração com DATs dispensa a preocupação necessária para evitar retração e intrusão excessivas quando se utiliza ancoragem rígida.
  • D os DAT são geralmente inseridos apicalmente, o que os torna vantajosos para regular a linha de ação, possibilitando o controle da inclinação e do torque do canino.
  • E o vetor de força intrusiva da mecânica com DATs está disponível para controle vertical dos dentes anteriores, eliminando a possibilidade de ocorrer inclinação do plano oclusal.

Encontre mais questões

Voltar