Questão 1 do Concurso Colégio Naval - Aluno do Colégio Naval (2015)

A indústria brasileira ocorreu tardiamente se comparada aos Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão.De acordo com as mudanças estruturais das dinâmicas econômica, social e politica, o pais teve que se adequar à competitividade internacional. Sendo assim, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação à trajetória da indústria brasileira, assinalando a seguir a opção correta.

( ) O período marcado entre 1930 e 1950, não mais recebeu investimentos provenientes do setor cafeeiro no desenvolvimento da logística do país, O financiamento das ferrovias e rodovias foi proveniente do capital internacional que promoveu também a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Petrobras.
( ) O governo de Getúlio Vargas financiou a construção da indústria de base, com destaque para os setores de energia e de transportes; enquanto que, no governo de Juscelino Kubitschek,a prioridade foi o setor automobilístico apoiado no capital estrangeiro .

( ) O capital internacional foi o principal responsável pela industrialização brasileira, já que canalizou recursos por todas as regiões do país com o objetivo de desenvolver os sistemas de transporte, de comunicação e de energia necessários ao "salto qualitativo" nacional.
( ) No período neoliberal, o Brasil passou pelo processo de desconcentração industrial, Assim, muitas indústrias procuraram outros espaços geográficos,onde os custos de produção eram menores, como por exemplo, os incentivos fiscais, a mão-de-obra barata e a atuação sindical pouco organizada,
( ) O fim das políticas neoliberais no Brasil possibilitou o retorno do modelo de substituição de importações. Por conseguinte, a adoção de medidas protecionistas do Estado sobre importações de bens industriais tem protegido a produção nacional da concorrência internacional.

  • A (V) (F) (V) (F) (F)
  • B (V) (V) (F) (F) (V)
  • C (F) (F) (V) (V) (V)
  • D (F) (V) (F) (V) (F)
  • E (F) (V) (V) (F) (F)