Prefeitura Municipal de Uberlândia - Restaurador - Conservador (FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019) Questão 42

Considerando as reações de deterioração do papel e as ações de conservação / restauração cabíveis, avalie as seguintes afirmativas.

I. A água é um agente de degradação do papel, por exemplo, por permitir reações ácido e base que provocam quebras nas cadeias poliméricas de celulose. Um erro comum nos processos de secagem do papel é o uso excessivo de calor, tornando o papel mais rígido e, portanto, mais quebradiço.

II. A aplicação de hidróxido de cálcio para desacidificação do papel é recomendada, porém, após reagir com as espécies ácidas, essa solução não é capaz de neutralizar novos ácidos sem hidrolisar o papel.

Assinale a alternativa correta.

  • A A afirmativa II é verdadeira; no entanto, o problema do hidróxido de cálcio consiste em reagir com a celulose após neutralizar as espécies ácidas, uma vez que o papel também sofre deteriorações em meios básicos.
  • B A afirmativa I é falsa, porque o erro de restauração mencionado se refere à reação de desidroxilação, que não pode ser iniciada pelo calor
  • C A afirmativa II é falsa, porque o hidróxido de cálcio é capaz de neutralizar novos ácidos sem hidrolisar o papel.
  • D A afirmativa I é verdadeira, porque o calor excessivo, aplicado nos processos de secagem, pode causar hidrólise ácida no papel.