Universidade Federal do Ceará (UFC) - Psicólogo Saúde Pública e Saúde Mental (2019) Questão 58

Se considerarmos a Atenção Primária e suas características em relação às ações de Redução de Danos e suas premissas é verdadeiro afirmar que:

  • A A inserção dos ambulatórios em locais próximos da comunidade, ou até nelas, facilita o processo de ressocialização e diminuem a estigmatização do usuário promovendo uma melhor aceitação do tratamento.
  • B A Atenção Primária à Saúde é campo fértil para pensarmos ações de cuidado à saúde das pessoas que usam drogas, pois as equipes de saúde dividem cotidianamente o território objetivo e subjetivo com os usuários a que atendem, compondo a cena e partilhando dos mesmos conflitos.
  • C As ações comunitárias são importantes para conscientizar os moradores daquele território que o tráfico é prejudicial para a comunidade como um todo, nesse sentido a própria população deixa de apoiar a prática o que contribui para a diminuição de circulação de drogas na região.
  • D Em 2003, o Ministério da Saúde lançou oficialmente a política para a assistência ao uso indevido de álcool e outras drogas no Brasil. Com ela, foram instituídos uma diretriz clínico-política, a Redução de Danos, e seu dispositivo assistencial, os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD).
  • E Só poderemos ajudar as pessoas que usam drogas a reverem seu uso, priorizando sua conduta moral e conscientizando do valor social que práticas lícitas têm, assim precisamos compreender, junto com elas, que espaço a droga ocupa na sociedade e de que forma é possível transformar essa função que a droga ocupa em algo menos danoso, como o uso de drogas lícitas.