Prefeitura Municipal de Brejo de Areia - Médico - PSF (2019) Questão 26

O indicador “Taxa de mortalidade em menores de 5 anos” estima o risco de morte dos nascidos vivos durante os cinco primeiros anos de vida.


Sobre este indicador, é incorreto afirmar que:

  • A Há consistente tendência de redução da mortalidade na infância em todas as regiões brasileiras, decorrente do declínio da fecundidade nas últimas décadas e o efeito de intervenções públicas nas áreas de saúde, saneamento e educação da mãe, entre outros aspectos.
  • B É utilizada para analisar variações populacionais, geográficas e temporais da mortalidade de menores de cinco anos, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos.
  • C Perde significado à medida que decresce a importância relativa das causas da mortalidade infantil pós neonatal (28 a 364 dias), com a consequente redução da mortalidade no grupo etário de 1 a 4 anos de idade. Nessa perspectiva, o componente neonatal (0 a 27 dias) torna-se irrelevante.
  • D É influenciada pela composição da mortalidade no primeiro ano de vida (mortalidade infantil), amplificando o impacto das causas pós-neonatais, a que estão expostas também as crianças entre 1 e 4 anos de idade. Porém, taxas reduzidas podem estar encobrindo más condições de vida em segmentos sociais específicos.

Encontre mais questões

Voltar