Superintendência da Polícia Técnica do Estado de Goiás (SPTC-GO) - Médico Legista de 3º Classe (2015) Questão 15

Os solos do cerrado do Centro-Oeste foram considerados, até o final dos anos 1960, impróprios para a agricultura. De fato, é mínima a quantidade de solos com boa fertilidade natural. A pesquisa científica, entretanto, tornou os latossolos – que no Centro-Oeste ocupam 90 milhões de hectares (15 milhões em Goiás) – a área mais propícia para as culturas de grãos: solos profundos, bem drenados, com inclinações normalmente inferiores a 3%. São áreas privilegiadas para expansão da agricultura especializada em grãos pela facilidade que oferecem à mecanização.

Internet: < www.seplan.go.gov.br>. Acesso em 18/12/2014 (com adaptações).

  • A se encontra referência, no texto, ao processo de lixiviação, técnica desenvolvida pela Embrapa e que permitiu o excepcional aproveitamento econômico do cerrado a partir da década de 1970.
  • B o território goiano é banhado por rios que integram três grandes bacias hidrográficas brasileiras: a do Tocantins/Araguaia, a do São Francisco e a do Paraná.
  • C as porções mais elevadas do relevo, como a Serra Geral de Goiás, não exercem o papel de divisores de águas, diferentemente do que ocorre em outros estados.
  • D a ocorrência de quatro estações bem definidas contribui significativamente para a grande biodiversidade do cerrado, que só é superada, nesse quesito, pela Amazônia.
  • E as características dos latossolos descritas no fragmento aplicam-se adequadamente a toda a área de cerrado do estado de Goiás.

Encontre mais questões

Voltar