Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Química (2015) Questão 9

Alguns besouros do gênero Brachinus, quando ameaçados, lançam em seus predadores jatos quentes de água juntamente com compostos tóxicos, os quais ficaram conhecidos como “besouros-bombardeiros”. A reação química que representa




Sobre esta reação orgânica, NÃO podemos afirmar que:

  • A Hidroquinona, também chamada benzeno-1,4-diol, 1-4 dihidroxibenzeno ou ainda quinol, é um composto orgânico aromático o qual é um tipo de fenol. Sua estrutura química tem dois grupos hidroxila ligados a um anel benzênico na posição para. É um sólido granular branco na temperatura e pressão ambiente.
  • B Ao se sentir ameaçado, o inseto transfere o conteúdo desse reservatório para a câmara de reação, onde são secretadas, simultaneamente, as enzimas catalase e peroxidase.
  • C A catalase promove a decomposição do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, enquanto a peroxidase catalisa a oxidação das hidroquinonas em quinonas.
  • D Hidroquinona é o principal componente na maioria dos reveladores fotográficos onde, com o composto metol, reduz haletos de prata a prata elementar.
  • E O calor envolvido na reação que ocorre no organismo do besouro possui um ΔHº = -204 kJ/mol, portanto, uma reação altamente endotérmica, ou seja, absorvendo grande quantidade de calor.