Questão 32 do Concurso Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros - Arquiteto - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2020)

Durante a segunda metade do século XVI, a costa sergipana era frequentada pelos traficantes normandos do pau-brasil. Era a barra do rio Sergipe (barra do Cotinguiba, como então era chamado) o ponto preferido por esses aventureiros. Portugal pôs fim à pirataria a partir da conquista das terras intermediárias entre Bahia e Pernambuco, realizada por Cristóvão de Barros. Segundo alguns historiadores, o atual município havia abrigado, nos primeiros anos de sua fundação, a sede do governo da Capitania de Sergipe-del-Rei – São Cristóvão, fundada por Cristóvão de Barros em 1589, na costa ocidental da Ilha dos Coqueiros, à margem esquerda do rio Sergipe e próximo de sua foz, local que corresponde, hoje, ao da cidade de Barra dos Coqueiros. Era, então, povoado ou, talvez, apenas cidadela. Internet: <www.biblioteca.ibge.gov.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, assinale a opção correta, acerca da história do município de Barra dos Coqueiros – SE.

  • A O contrabando de pau-brasil executado pelos corsários franceses na barra do rio Sergipe rendeu à localidade de Barra dos Coqueiros o título de sede de município.
  • B O comércio do gado foi intenso, a ponto de a paragem de tropeiros influenciar diretamente na formação do povoado de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros.
  • C O adensamento da ocupação na margem esquerda do rio Sergipe, na segunda metade do século XIX, elevou a antiga capela de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros à categoria de freguesia.
  • D O povoado ainda aguarda ser elevado ao título de cidade por meio da mesma lei estadual que criou o município, desmembrando-o de Aracaju.
  • E A composição do município de Barra dos Coqueiros está ligada à produção de coco, desde o século XVI, na costa ocidental da Ilha dos Coqueiros, à margem esquerda do rio Sergipe.