Questão 4 do Concurso Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Professor - Geografia (2021)

Excerto I
Emília Beatriz María Ferreiro Schavi foi doutoranda de Jean Piaget. Promoveu a continuidade do trabalho de Piaget sobre epistemologia genética - uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança - estudando um campo que ele não havia explorado: a escrita.
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php? conteudo=334(Fragmento).
Excerto II
Nenhum nome teve mais influência sobre a educação brasileira nos últimos 30 anos do que o da psicolinguista argentina Emília Ferreiro. A divulgação de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização, influenciando as próprias normas do governo para a área, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. https://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa- que-revolucionou-alfabetizacao (Fragmento).
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo. De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada, sendo elas:
  • A Silábica, simbólica, convencional e alfabética.
  • B Pré-silábica, convencional, alfabética e simbólica.
  • C Pré-silábica, silábica, simbólica e convencional.
  • D Pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética.