Questão 51 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Terapeuta Ocupacional (2020)

A brinquedoteca, prevista pela Política de Humanização do SUS, configura-se como espaço saudável nas unidades de saúde que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação. Assinale a alternativa que descreve corretamente suas diretrizes de funcionamento.

  • A Sua implementação deverá ser precedida de uma divulgação e sensibilização junto à comunidade, que deverá participar do espaço, de modo a promover a ampliação de vínculos afetivos.
  • B Os horários de funcionamento da brinquedoteca deverão ser definidos pelo hospital, e o horário de acesso de cada criança deverá ser definido pelos pais e/ou cuidadores, em parceria com a equipe.
  • C Os brinquedos disponibilizados deverão remeter ao espaço da internação, de modo a facilitar o contato das crianças com os procedimentos e promover sua aceitação.
  • D A família e os acompanhantes das crianças internadas deverão contribuir com a organização e higiene dos brinquedos, proporcionando momentos de responsabilização de familiares.
  • E Para as crianças impossibilitadas de andar ou sair do leito, os profissionais deverão facilitar seu acesso às atividades desenvolvidas pela brinquedoteca, dentro das enfermarias.