Prefeitura Municipal de Vila Velha - Técnico - Esportes (2020) Questão 8

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.


Higiene bucal


A higiene bucal é um componente fundamental da higiene corporal das pessoas. Talvez você não saiba, mas os seus hábitos e estilo de vida impactam diretamente a saúde dos seus dentes.

A obesidade, por exemplo, pode aumentar o risco de doença periodontal. Outro fator é o cigarro. Estudos revelam que os fumantes são mais propensos a sofrerem com doenças periodontais avançadas do que quem não fuma. Além de aumentar as chances de desenvolver uma doença gengival, fumar também torna o tratamento muito mais demorado e complicado por dificultar o processo de recuperação.

Infecções bucais são comuns, mas elas também podem contribuir para dentes quebrados ou lascados. O uso de piercing na região bucal também pode causar uma retração da gengiva, que pode levar os dentes a amolecerem e caírem. Apesar desses dados, o grande vilão dos dentes é o açúcar, por promover o desenvolvimento de placas nos dentes. Essas placas causam acúmulo de ácido, que desmineraliza o esmalte do dente, causando cárie. Sem tratamento, a cárie pode penetrar fundo no dente provocando dor ou, em casos mais graves, a perda do dente.

(www.unimed.com.br)



Em “Não fumo há anos, pois não quero adquirir doenças periodontais.”, o verbo HAVER foi empregado com o mesmo sentido que:

  • A Há muitos assaltos no bairro onde moro.
  • B Há anos que eles não vêm me visitar.
  • C O trabalho há de ficar pronto no mês que vem.
  • D Não há como infringir essa norma
  • E Há muito o que fazer para recuperar a saúde bucal.

Encontre mais questões

Voltar