Questão 31 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro (2020)

Considere os aspectos aos quais o enfermeiro deve estar atento ao prestar assistência de enfermagem a um paciente/cliente em uso de antidepressivos e assinale a alternativa correta.

  • A Os antidepressivos tricíclicos (ADT) estimulam a recaptação de neurotransmissores, principalmente noradrenalina e serotonina, e, em menor proporção, dopamina, e os efeitos clínicos do tratamento já podem ser observados 24 horas após iniciado o tratamento.
  • B Para reduzir o risco de crise hipertensiva, durante o tratamento com inibidores da monoaminooxidase (IMAO), está contraindicado o uso de descongestionantes nasais e broncodilatadores.
  • C Pacientes/clientes em tratamento com os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) devem ingerir dieta pobre em tiramina, evitando alimentos tais como: frios embutidos ou defumados, fígado, cerveja e queijos maturados ou envelhecidos.
  • D Os antidepressivos tricíclicos (ADT) inibem os efeitos dos anticoagulantes orais e anticonvulsivantes.
  • E Devido à sua ação anticolinérgica, os antidepressivos tricíclicos (ADT) podem provocar sialorreia, diarreia, poliúria e visão turva, entre outros efeitos colaterais.