Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN) - Enfermeiro (IBADE - 2020) Questão 53

A integração entre a Vigilância em Saúde e a APS é condição obrigatória para construção da integralidade na atenção e para o alcance de resultados condizentes com a realidade local, preservando as especificidades dos setores e compartilhamento de suas tecnologias, tendo por diretrizes a compatibilização dos territórios de atuação das equipes, o planejamento e programação e o monitoramento e avaliação integrados. Sobre Vigilância em Saúde na APS, podemos afirmar que:

  • A é importante que os profissionais obtenham informações verídicas, não incorrendo no risco de confiar em rumores para iniciar o processo de busca da realidade em saúde.
  • B a Vigilância em Saúde está na relação de atribuições comuns a todos os membros das equipes de atuam na Atenção Primária.
  • C incidência: mede o número total de casos, episódios ou eventos existentes em um determinado ponto do tempo. É mais utilizada para medir problemas crônicos.
  • D prevalência: mede o número de casos novos em um determinado período de tempo e local.
  • E parâmetros epidemiológicos provindos dos registros e da literatura dos agravos são soberanos, não podendo ser alterados por achados provenientes da observação das equipes de APS.

Encontre mais questões

Voltar