Questão 23 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Cirurgião-Dentista - Buco-Maxilo-Facial (2020)

A avaliação clínica e radiográfica da área onde está sendo planejada a instalação de um implante é essencial para determinar se há osso adequado e para avaliar a proximidade das estruturas anatômicas que podem interferir com a colocação do implante. Em relação à altura, espessura óssea e limitações anatômicas para colocação de implantes, assinale a alternativa correta.

  • A Para maximizar as possibilidades de sucesso, precisa-se ter espessura óssea adequada que permita 0,5 mm de osso na face lingual e 0,3 mm na face vestibular de cada implante.
  • B Um mínimo de 0,3 mm deve ser deixado entre o final apical do implante e o assoalho da fossa nasal.
  • C O plano de tratamento no que se refere ao comprimento do implante na região posterior da mandíbula deve ter uma margem de 2,0 mm do final apical do implante à superfície superior do canal mandibular.
  • D Na região de pré-molares, deve-se tomar cuidado para colocar o implante anteriormente ao forame mentual, sendo recomendado que a maior extensão posterior do implante seja de no mínimo 1 mm anterior ao forame.
  • E O espaço mínimo entre os implantes varia de acordo com o sistema empregado, mas se aceita, de modo geral, que 1 mm seja uma boa distância.