Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020) Questão 55

“... Podemos dizer, de forma muito realista, que a inovação e a melhoria dos padrões de cuidado criam novas formas de dano, uma vez que surgem novas maneiras pelas quais o sistema de saúde pode falhar, prejudicando os pacientes.”
(Vincent e Amalberti, 2016).
Em relação à segurança do paciente,

  • A segundo a OMS, a definição de evento adverso corresponde ao comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito oriundo, incluindo-se lesão, morte e incapacidade.
  • B as metas internacionais para a segurança do paciente foram estabelecidas de acordo com as 6 áreas de maior excelência na área da prestação de assistência direta ao paciente.
  • C no Brasil, os processos pela busca da certificação de qualidade foram aplicados nas instituições privadas do país, estando as instituições públicas ausentes desse processo.
  • D pensando na segurança do paciente como uma estratégia para o mundo, em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente (World Alliance for Patient Safety).
  • E de acordo com a primeira meta internacional de segurança (Meta 1), as instituições devem assegurar cirurgias com local de intervenção e procedimento corretos, evitando, assim, danos ao paciente.

Encontre mais questões

Voltar