Instituto Federal Catarinense (IFC-SC) - Professor - Geografia (2010) Questão 27

Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

As economias menos desenvolvidas do mundo abrangem cerca de ¾ da população mundial, e recebem diferentes denominações que servem para classificá-las. Porém, apesar de serem usadas indistintamente, possuem significados diferentes. Com relação aos termos que classificam os países pobres assinale a alternativa VERDADEIRA.

  • A O termo economias periféricas, surgiu nos anos 50, na América Latina, como uma tentativa de enfocar as desigualdades internacionais como um produto do sistema capitalista mundial
  • B O termo economias emergentes foi utilizado nos anos de 1990, para se referir às economias nas quais teoricamente os investimentos obteriam um bom retorno em virtude das reformas que estavam ou estão em andamento
  • C O termo Segundo Mundo serve, somente para classificar os países em socialistas.
  • D A noção de Sul surge em 1952 em comparação com a classe menos privilegiada da França, nas vésperas da Revolução Francesa de 1789.
  • E A descoberta do termo Subdesenvolvimento surge após a II Guerra Mundial com o objetivo de classificar as nações onde há carência de consumo em geral e até mesmo de alimentos básicos, dados estes revelados pela ONU com o processo de descolonização.

Encontre mais questões

Voltar