Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) - Aspirante da Polícia Militar (2019) Questão 23

A questão está relacionada ao texto e ao mapa apresentados a seguir.


O Ciclone Idaí, um dos piores desastres relacionados ao clima já registrados, atingiu o sudeste da África em março, deixando um imenso rastro de morte e destruição em Moçambique, Zimbábue e Malauí. Um ciclone e diversas enchentes mataram centenas de pessoas na região e deixaram cerca de 2,5 milhões sem água potável, moradias, saneamento e outros serviços básicos. Há centenas de desaparecidos.

(https://www.oxfam.org.br/noticias/um-dos-maiores-desastres-climaticosja-vistos-atinge-sudeste-da-africa. Acesso em 24.04.2019)


O ciclone tropical é

  • A um fenômeno meteorológico formado em áreas continentais extratropicais que, em geral, se dirige para áreas de alta pressão atmosférica.
  • B uma ocorrência atmosférica encontrada nas médias latitudes e associada às frentes frias; seu poder destrutivo é grande principalmente nas áreas litorâneas.
  • C um sistema de baixa pressão que tem origem nas superfícies oceânicas e se desloca com grande velocidade acompanhada de ventos e chuvas abundantes.
  • D um fenômeno meteorológico fortemente associado ao El Niño; as consequências de sua passagem são mais visíveis na faixa litorânea extratropical do globo.
  • E um sistema de alta pressão comum no hemisfério Sul que tem origem em superfícies insulares e tendem a se deslocar para o oceano provocando fortes ressacas.

Encontre mais questões

Voltar