Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Engenheiro Eletricista (2010) Questão 46

O sistema elétrico brasileiro, pelas suas particularidades, é considerado um exemplo único em âmbito mundial, tendo em vista a grande participação de usinas hidrelétricas e a transmissão de energia em grandes distâncias. Com re- lação ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sabe-se que:

  • A o plano de ampliações e reforços, elaborado pelo Ope- rador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), tem como objetivo a previsão de implantação de novos elemen- tos funcionais ao sistema, enquanto o plano para ade- quação de instalações existentes é realizado através do planejamento da operação energética.
  • B a capacidade instalada do SIN leva em consideração usinas com capacidade a partir de 10 MW.
  • C para efeito de contabilidade da capacidade instalada do SIN, são desconsideradas as importações de Itaipu contratadas do Paraguai.
  • D no período compreendido entre 2004 e 2008, houve incremento expressivo na extensão total de linhas de 750 kV no SIN.
  • E na interligação Norte-Sul pode haver o transporte de energia em ambos os sentidos da linha, pode contar com um sistema de compensação série e paralela, e contar, também, com um dispositivo TCSC, visando ao amortecimento de oscilações eletromecânicas

Encontre mais questões

Voltar