Questão 28 do Concurso Prefeitura Municipal de Guarulhos - Especialista em Saúde - Biologia (2021)

D. Elisabeth, 52 anos, casada, professora da rede pública, procurou a unidade básica de saúde (UBS) com queixa de dor, dormência e formigamento em membro superior direito há 7 dias. Segundo a paciente, quando começa a escrever ou digitar, tem dores no braço; quando chega em casa, mal consegue lavar os pratos e pentear o cabelo. Após anamnese e exame físico, o médico da UBS chegou ao diagnóstico de LER/DORT (lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho). É correto afirmar, a esse respeito, que

  • A a notificação ao SINAN do caso de D. Elisabeth deve ser realizada pelo médico em até 24 (vinte e quatro) horas após o diagnóstico.
  • B o caso da D. Elisabeth deve ser encaminhado ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador para que seja notificado ao SINAN.
  • C as LER/DORT são de notificação semanal e devem ser realizadas somente quando resultar em incapacidade permanente para o trabalho.
  • D o caso não deve ser notificado ao SINAN, uma vez que D. Elisabeth é servidora pública.
  • E todas as doenças, lesões e síndromes que afetam o sistema musculoesquelético, causadas, mantidas ou agravadas pelo trabalho devem ser notificados ao SINAN.