(2019) Questão 22

Publicações do IBGE, como o Atlas do Saneamento de 2011, apontaram que regiões mais vulneráveis do país, como a região Norte, possuíam apenas 3,5% de seus municípios com esgotamento sanitário. A respeito da distribuição de água, a região Norte do país foi a que registrou mais altos índices de água não tratada (cerca de 25%). O mesmo índice apontou que 33 cidades brasileiras não tinham abastecimento de água e 2000 não dispunham de rede coletora de esgoto.
Disponível em: wiki.redejuntos.org.br/busca/o-impacto-traco-do-saneamento-basico-na-desigualdade-social-o-que-diz-o-atlas-do-saneamento. Acesso em: 25 abr. 2019.
A respeito dessa informação de desigualdade social, pode-se deduzir que:

  • A O sulfato de alumínio usado no tratamento de água serve para a coagulação de partículas suspensas auxiliando no processo de decantação.
  • B O tratamento de esgoto é feito por processos bioquímicos envolvendo principalmente micro-organismos aeróbicos e facultativos.
  • C Pessoas em vulnerabilidade social correm maior risco de contrair doenças como diarreia, verminoses, hepatites, dermatites e leptospirose.
  • D O esgoto é um efluente com alta carga de matéria orgânica.

Encontre mais questões

Voltar