Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) - Diversos Cargos (FUNDEP - 2013) Questão 40

O Vaticano,Estado católico encravado no coração da Itália, enfrenta há muitos anos a crescente concorrência de novas organizações religiosas que procuram também exercer sua ascendência sobre parcelas da humanidade, fenômeno este que se estende presentemente também ao Brasil.Sobre as novas religiosidades brasileiras,do ponto de vista sociológico, é CORRETO afirmar que:


  • A a principal "ameaça" ao volume de fiéis do Catolicismo advém dos umbandistas, que procuram expandir seu típico sincretismo de modo a atrair novos fiéis, os quais abandonam a fé anterior.
  • B um dos principais focos de “concorrência religiosa” é constituído pelos mórmons, que, por pregarem casamentos poligâmicos, tornaram-se mais adaptados aos novos tempos e novas sexualidades.
  • C os islâmicos, por sua presença nos locais santos do Catolicismo, converteram-se em “concorrentes” de peso, o que se dá pela intensa promoção de romarias e práticas de evangelização mais eficazes.
  • D os evangélicos, por não dependerem de uma hierarquia eclesiástica tão rígida como a do catolicismo, acabam por ganhar maior “versatilidade” e agilidade para associar suas crenças ao mundo moderno.