Prefeitura Municipal de Honório Serpa - Técnico - enfermagem (2019) Questão 38

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e em sua saúde no longo prazo, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Sobre o aleitamento materno, assinale alternativa CORRETA:

  • A A Organização Mundial da Saúde, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomenda aleitamento materno por no máximo dois anos de vida, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Não há vantagens em manter o aleitamento após os dois anos.
  • B O aleitamento materno predominante é quando a criança, além de leite materno, recebe também água ou bebidas a base de água, sucos de frutas e papinhas.
  • C No segundo ano de vida, o leite materno não é mais importante fonte de nutrientes. Estima-se que a introdução de leite pasteurizado no segundo ano de vida fornece 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia.
  • D Há fortes evidências de que o leite materno protege contra diarreia, principalmente em crianças mais pobres. É importante destacar que essa proteção pode diminuir quando o aleitamento materno deixa de ser exclusivo. Oferecer à criança amamentada água ou chás, pode dobrar o risco de diarreia nos primeiros seis meses

Encontre mais questões

Voltar