Questão 21 do Concurso Conselho Federal de Contabilidade - Contador (2021)

Uma firma fabricante de equipamentos bélicos fornece garantia para seus clientes contra defeitos de funcionamento dos equipamentos tipo A, B e C disponibilizados no mercado há mais de meio século. O valor estimado de garantia não utilizada, por falta de defeitos nos equipamentos, é da ordem de R$200.100,00. O gerente da firma propôs ao Contador realocar esse valor de provisão não utilizada para garantia de outros novos equipamentos que estão sendo vendidos no mercado. O Contador atendeu à sugestão do Gerente, reclassificando o referido valor para a rubrica do novo equipamento. O auditor independente qualificou sua opinião com relação ao procedimento, alegando que a norma de contabilidade NBC TG 25 (R2) – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes não permite tal procedimento. A firma contratou um perito para emitir um parecer sobre a restrição apresentada pela auditoria independente.


Com base no enunciado, analise e assinale a alternativa CORRETA que apresenta o parecer elaborado pelo Perito.

  • A A norma de contabilidade NBC TG 25 (R2) somente permite este procedimento se a constituição e a reversão da provisão ocorrerem no curso do mesmo exercício social.
  • B Para que o saldo de uma provisão não utilizada de uma atividade possa ser utilizado para outra atividade é exigido que o Conselho de Administração da firma delibere autorizando o procedimento.
  • C A norma de contabilidade NBC TG 25 (R2) somente permite que uma provisão seja utilizada para desembolso da provisão originalmente reconhecida.
  • D A norma de contabilidade NBC TG 25 (R2) somente permite este procedimento se a constituição e a reversão da provisão ocorrerem no curso do mesmo exercício social e observado o objeto social da firma.