Questão 21 do Concurso Conselho Federal de Psicologia - Especialista em Psicologia - Organizacional e do Trabalho (2020)

De acordo com Spector (2004), dependendo da situação, as teorias da motivação para o trabalho podem prever as escolhas de comportamento para a tarefa, os esforços ou a persistência dessas pessoas. Todas essas teorias se baseiam na compreensão de que a motivação dos funcionários surge a partir de perspectivas muito diferentes, embora não necessariamente levem a previsões diferentes sobre o comportamento no trabalho. Considerando essas informações, assinale a alternativa incorreta.

  • A A teoria da equidade se concentra nos valores pessoais. Ela presume que as pessoas valorizam universalmente a justiça em suas relações sociais.
  • B A teoria do reforço afirma que o comportamento é resultado de recompensas que provocam o ser humano. Ela descreve a motivação como resultado de influências internas ao sujeito, ou seja, os motivos seriam gerados de forma intrínseca a cada um.
  • C A teoria da hierarquia das necessidades afirma que o comportamento das pessoas está direcionado para a satisfação de suas necessidades físicas, sociais e psicológicas, nesta ordem.
  • D A teoria da autoeficácia afirma que a crença das pessoas em suas próprias habilidades pode afetar o seu comportamento. Segundo essa concepção, a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluir a tarefa com sucesso.
  • E A teoria da fixação de metas explica como os objetivos e as intenções pessoais podem levar a um determinado comportamento. Assim como outras teorias, ela entende que a motivação começa no próprio indivíduo, mas também demonstra como as influências ambientais podem moldar a motivação e o comportamento.