Questão 48 do Concurso Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Assistente em Administração (2017)

Eduardo Sodré, em artigo publicado na Folha de São Paulo intitulado Mudanças de Rumo Travam Setor Automotivo no Brasil, afirma que “[...] O setor automobilístico faz movimentos calculados, com prazos sempre superiores a cinco anos. As decisões avaliam cenários futuros de longo prazo: uma fábrica que começara a operar em 2018 já estipulou o planejamento de produtos até, no mínimo, 2023. Tudo baseado em estudos que envolvem mercado, previsão de estabilidade política, crescimento do PIB etc.” (Folha de São Paulo, 06/05/2016, Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/05/1768313-mudancas-de-rumo-travam-setor-automotivo-no-brasil.shtml> . Acesso em: 11 set. 2017).
O excerto acima refere-se a uma das funções da administração. Indique abaixo a alternativa que contempla o conteúdo apresentado.

  • A O caso citado é claramente um exemplo de planejamento operacional, porque refere-se à previsão de mercado para o setor automobilístico, com respectivo Plano de Ação.
  • B Trata-se de um planejamento informal no qual as empresas apontam o que pretendem realizar, mas sem uma formulação estratégica dos objetivos para o setor, considerando que aspectos políticos, sempre associados à corrupção, não devem comparecer no campo empresarial.
  • C Trata-se da função planejamento no nível estratégico, pois o escaneamento ambiental orienta a definição de objetivos e respectivos planos de ação.
  • D Trata-se da função planejamento associada ao nível tático, considerando que evidencia as atividades de médio prazo para alcançar os objetivos estratégicos.
  • E Trata-se da função de produção e operações, porque está focada no planejamento das necessidades de automóveis para o mercado.