Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor de Educação Básica dos anos iniciais (2019) Questão 39

Considerando o livro Educação escolar: políticas, estrutura e organização, sobre a avaliação da Educação Básica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A crítica das avaliações nacionais em escala não significa posicionamento contrário a formas de avaliação do sistema, dos currículos, do desempenho profissional dos professores ou do rendimento escolar dos alunos. Na verdade, considera-se insuficiente apenas a avaliação de aspectos quantitativos.
( ) A Prova Brasil, criada pelo INEP em 1990, nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, solicita que os estudantes respondam a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em alfabetização e letramento, e Matemática, com foco na resolução de problemas. Ao lado das taxas de aprovação, a média de desempenho nessa avaliação contribui para subsidiar o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
( ) A Provinha Brasil é aplicada para os alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental e tem intenção de oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.
( ) Os instrumentos de avaliação nacional em curso na política educacional brasileira visam, especificamente, à realização de avaliações de diagnóstico – em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos – da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

Assinale a sequência correta.

  • A F V V F
  • B V F V F
  • C F V F V
  • D V F F V