Prefeitura Municipal de Brejo de Areia - Enfermeiro - PSF (2019) Questão 31

A mudança de decúbito deve ser executada para reduzir a duração e a magnitude da pressão exercida sobre áreas vulneráveis do corpo, sendo uma das medidas mais efetivas de prevenção do surgimento de lesões por pressão.

Em relação às medidas de mudança de decúbito ou reposicionamento, é incorreto afirmar que:

  • A Deve-se evitar sujeitar a pele à pressão ou forças de torção (cisalhamento) e também evitar posicionar o paciente diretamente sobre sondas, drenos e sobre proeminências ósseas com hiperemia não reativa.
  • B O reposicionamento deve ser feito usando 30º na posição de semi-Fowler e uma inclinação de 30º para posições laterais (alternadamente lado direito, dorsal e lado esquerdo), se o paciente tolerar estas posições e a sua condição clínica permitir.
  • C Se o paciente estiver sentado na cama, evitar elevar a cabeceira em ângulo inferior a 30º, evitando a centralização e o aumento da pressão no sacro e no cóccix.
  • D Deve-se restringir o tempo que o indivíduo passa sentado na cadeira sem alívio de pressão. Quando um indivíduo está sentado numa cadeira, o peso do corpo faz com que as tuberosidades isquiáticas fiquem sujeitas a um aumento de pressão. Quanto menor a área, maior a pressão que ela recebe.

Encontre mais questões

Voltar