Questão 35 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020)

A compreensão da formação do trombo arterial permitiu o desenvolvimento de medicamentos que modificam o cenário de doenças cardiovasculares. É importante que todos os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente compreendam os mecanismos dessa terapia e sua utilização. Assinale a alternativa correta em relação à farmacologia em hemodinâmica.

  • A O ácido acetilsalicílico (AAS) é um fármaco que bloqueia irreversivelmente os receptores P2Y12 das plaquetas, impedindo a ligação do ADP.
  • B A dosagem de ticagrelor recomendada para pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST é de 600 mg (ataque) e manutenção de 75 mg por dia.
  • C O prasugrel é um fármaco da classe dos agonistas dos receptores P2Y12 indicado para pacientes que apresentam histórico de acidente vascular cerebral prévio, idade > 75 anos e com peso < 60 kg.
  • D A manutenção da dupla antiagregação plaquetária, após intervenção coronária com implante de stent, deve ser mantida durante 1 mês após o procedimento para evitar a reestenose do vaso.
  • E O uso de antiagregante plaquetário na vigência do infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST pode reduzir mortalidade e outros eventos cardiovasculares maiores.