Questão 15 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Psicologia (2017)

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, a avaliação psicológica é um processo técnico-científico que deve respeitar diversos aspectos intrínsecos a uma prática ética e responsável e que leve em consideração o impacto de seus resultados. No que diz respeito a esses aspectos, analise as afirmativas identificando os componentes indispensáveis de tal prática.


I. Considerar a importância dos condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, bem como a visão científica em pauta, na qual instrumentos psicológicos representam e legitimam o conhecimento psicológico em dado momento histórico.

II. Interpretar prioritariamente as informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo avaliado com o psicólogo avaliador, bem como enfatizar o procedimento da testagem psicológica como valor sine qua non para que a avaliação psicológica seja considerada científica.

III. Compreender a avaliação psicológica como um processo de conhecer fenômenos e processos psicológicos que visa essencialmente modificar os comportamentos apresentados na queixa, bem como desenvolver novo repertório comportamental.

IV. Conceber a avaliação psicológica como um processo delimitado no tempo, que possibilita o conhecimento dos fenômenos e processos psicológicos e que dependerá, dentre várias habilidades do profissional, da capacidade de identificação clara da demanda; elaboração de um planejamento com coerência em relação aos fenômenos e objetivos a serem alcançados e capacidade de raciocinar de forma integrativa.

V. Buscar inteligibilidade para o conjunto de achados do processo avaliativo é um dos principais desafios técnicos desse processo. Na apresentação dos resultados de uma avaliação psicológica, este será um dos diferenciais que demonstrará sua qualidade técnica.

VI. Validar a qualidade técnica do profissional por meio da confirmação do uso de informações presentes no SATEPSI, que compreenderão minimamente a indicação dos documentos a serem utilizados no caso específico da avaliação em pauta, bem como darão orientações de cuidados básicos para o caso em questão.


Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).

  • A I, II e VI.
  • B II, IV e V.
  • C I, V e VI.
  • D I, IV e V.
  • E II, III e IV.