Ministério da Fazenda (MF) - Engenheiro (2013) Questão 90

Os estribos são armaduras destinadas a resistir aos esforços de tração provocados por forças cortantes. Segundo a Norma ABNT NBR 6118:2003, existem restrições e recomendações de diâmetro de barra e espaçamento de estribos para elementos estruturais. Analise os itens que se seguem e assinale a opção incorreta.

  • A O espaçamento máximo deve ser 30% da altura útil da viga (mas sempre menor que 20 cm) se a razão entre a força cortante solicitante e a força cortante resistente de cálculo for maior que 0,67.
  • B O diâmetro da barra que constitui o estribo deve ser maior ou igual a 5 mm, sem exceder 10% da largura da alma da viga. Quando a barra de estribo for lisa, seu diâmetro não pode ser superior a 12 mm.
  • C No caso de estribos formados por telas soldadas, o diâmetro mínimo pode ser reduzido para 3,0 mm, desde que sejam tomadas precauções contra a corrosão dessa armadura.
  • D O espaçamento mínimo entre estribos deve ser su?ciente para permitir a passagem do vibrador, garantindo um bom adensamento da massa de concreto.
  • E O espaçamento máximo deve ser 60% da altura útil da viga (mas sempre menor que 30 cm) se a razão entre a força cortante solicitante e a força cortante resistente de cálculo for menor ou igual a 0,67.

Encontre mais questões

Voltar