A madeira de origem de árvores tipo exógenas possuem germinação externa, em que o desenvolvimento da árvore se processa pela adição de novas camadas concêntricas de células, de fora para dentro (anéis de crescimento). Essas compreendem o grande grupo de árvores aproveitáveis na produção de madeira para a construção, e são divididas em dois grandes grupos, com as respectivas definições:
- A Gimnospermas - Destaca-se a classe importante das coníferas. Não produzem frutos, têm suas sementes (pinhas) descobertas. Têm uma copa pouco frondosa e com folhas em forma de agulha (aciculares). Angiosperma ou dicotiledônias - Na denominação brasileira, “árvores de madeira de lei”. Produzem frutos. Têm uma copa frondosa com folhas achatadas e largas.
- B Gimnospermas - Na denominação brasileira, “árvores de madeira de lei”. Produzem frutos. Têm uma copa frondosa com folhas achatadas e largas. Angiosperma ou dicotiledônias - Destaca-se a classe importante das coníferas. Não produzem frutos, têm suas sementes (pinhas) descobertas. Têm uma copa pouco frondosa e com folhas em forma de agulha (aciculares).
- C Gimnospermas - Na denominação brasileira, “árvores de madeira de lei”. Não produzem frutos, têm suas sementes (pinhas) descobertas. Têm uma copa pouco frondosa e com folhas em forma de agulha (aciculares). Angiosperma ou dicotiledônias - Destaca-se a classe importante das coníferas. Produzem frutos. Têm uma copa frondosa com folhas achatadas e largas.
- D Gimnospermas - Destaca-se a classe importante das coníferas. Produzem frutos. Têm uma copa pouco frondosa e com folhas em forma de agulha (aciculares). Angiosperma ou dicotiledônias - Na denominação brasileira, “árvores de madeira de lei”. Não produzem frutos, têm suas sementes descobertas. Têm uma copa frondosa com folhas achatadas e largas.
- E Gimnospermas - Destaca-se a classe importante das coníferas. Não produzem frutos, têm suas sementes (pinhas) descobertas. Têm uma copa frondosa com folhas achatadas e largas. Angiosperma ou dicotiledônias - Na denominação brasileira, “árvores de madeira de lei”. Produzem frutos. Têm uma copa pouco frondosa e com folhas em forma de agulha (aciculares).