Prova UECE - CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 1º Fase (2018) Questão 26

Atente ao seguinte trecho da música O Bonde de São Januário, do compositor Wilson Batista:
[...] Quem trabalha é quem tem razão Eu digo e não tenho medo de errar O Bonde de São Januário leva mais um operário Sou eu que vou trabalhar [...]
O samba O Bonde de São Januário, escrito em 1940, teve uma versão anterior na qual o autor versa da seguinte forma: “[...]O bonde de São Januário leva mais um sócio otário / só eu não vou trabalhar [...]”.
Esse caso notório de readequação da letra de uma música aos ditames políticos de uma época configura

  • A um exemplo da ação dos órgãos de censura e repressão estabelecidos com a emissão do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) pela ditadura militar que derrubou o governo João Goulart.
  • B um típico ato de controle social desenvolvido no período de governo de Jânio Quadros que queria combater a malandragem e exaltar o valor do trabalho.
  • C uma exemplificação da metodologia de classificação indicativa (Classind) de músicas e outras manifestações artísticas praticadas pelo Ministério da Justiça após a promulgação da atual Constituição brasileira.
  • D uma mostra da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) criado no Estado Novo e que atuava censurando as artes e os órgãos de comunicação.

Encontre mais questões

Voltar