Questão 55 do Concurso Prefeitura Municipal de Cachoeira dos Índios - Farmacêutico Bioquímico - EDUCA (2020)

O hemograma é um exame laboratorial que possibilita a avaliação qualitativa e quantitativa das séries vermelha (eritrócitos ou hemácias), branca (leucó-citos) e plaquetária (plaquetas ou trombócitos) a partir das seguintes etapas, respectivamente: eritrograma, leucograma e plaquetograma.

Considerando a importância clínica do exame, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:

  • A Concentração de hemoglobina (HGB): os eritrócitos são lisados, a hemoglobina (proteína contida no interior do eritrócito) é dosada e sua medicação realizada espectrofotometricamente em comprimento de onda de 530 nm. O método mais recomendado é o método da ciano-metahemoglobina e os valores são expressos em g/dL. É um importante parâmetro para avaliação da ocorrência de anemia.
  • B Com a contagem de eritrócitos, a dosagem de hemoglobina e a determinação do he-matócrito, calcula-se os seguintes índices: VCM (volume corpuscular médio), HCM (hemoglobina corpuscular média) nesta etapa.
  • C HCM: indica, na média, o peso de hemoglobina dentro dos eritrócitos, sendo um valor absoluto que é calculado a partir da fórmula: HCM = (HGB × 10)/RBC). O resultado é expresso em picogramas (pg). Quanto menor for o VCM, maior será o HCM.
  • D Quando são visualizadas de 8 a 20 plaquetas em objetiva de aumento de 100 vezes (em imersão), em um campo microscópio bom, é porque o número plaquetário está normal.
  • E Em amostras refrigeradas a 4°C, uma boa parte dos parâmetros do hemograma se mantêm estáveis por até 12 horas.