Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA) - Ciências Sociais - Sociologia (2019) Questão 50

Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado. (MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006. )
O trecho de autoria de Karl Marx expressa as características principais do método de análise da sociedade intitulado por ele de materialismo histórico dialético. Sobre esse método, analise as afirmativas a seguir.
I. Busca compreender a sociedade a partir da relação pela qual os bens de produção são distribuídos entre seus integrantes. II. As condições socioeconômicas (infraestrutura) acabavam determinando como a cultura, o regime político, a moral e os costumes (superestrutura) se configurariam. III. Seria uma das molas propulsoras fundamentais que alimentariam as transformações históricas. IV. A análise materialista histórica parte da questão de que a história e a dominação são os pilares de toda a ordem social.
Estão corretas as afirmativas

  • A I, II, III e IV.
  • B II e III, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.

Encontre mais questões

Voltar