Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Ciências Biológicas (2018) Questão 35

Assinale a opção que descreve situações usualmente encontradas na costa brasileira e que são favoráveis à manutenção de organismos planctônicos na zona eufótica.

  • A As correntes marinhas e os ventos contribuem para a formação das chamadas células de convecção ou correntes de Langmuir próximo da superfície, que criam microzonas de circulação vertical da água capazes de manter os organismos agregados e em suspensão.
  • B As camadas de mistura geradas pelo vento nordeste, comum em boa parte do litoral tropical e subtropical, se contrapõem à orientação norte-sul da costa. As forças opostas criam zonas de convergências onde se acumulam os organismos, evitando o afundamento.
  • C Correntes de fundo que transportam a Água Central do Atlântico Sul, ao atingirem a região do talude da costa brasileira, são desviadas para cima e reduzem a velocidade de afundamento dos organismos planctônicos.
  • D Diferenças de densidades entre as frentes salinas e os vórtices criam zonas de convergência termohalina que mantêm os organismos em suspensão por mais tempo na termoclina da zona eufótica.
  • E A Água Tropical é conduzida em sentido sul sobre a Água Centra] do Atlântico Sul, que está em sentido norte. O cisalhamento decorrente da fricção entre essas massas de água gera transporte de Ekman ascendente, que mantêm os organismos planctônicos na zona eufótica.

Encontre mais questões

Voltar