A audiometria e a imitanciometria são essenciais na avaliação audiológica, proporcionando informações valiosas sobre a funcionalidade dos sistemas auditivos externo e médio. A audiometria, com seu foco na detecção e quantificação da perda auditiva, oferece um panorama sobre a capacidade do paciente de perceber sons em diferentes frequências e intensidades. Em contrapartida, a imitanciometria avalia o estado do ouvido médio, fornecendo dados sobre a função da membrana timpânica, da cadeia ossicular e da pressão do ouvido médio, os quais são determinantes para o diagnóstico de diversas condições otológicas. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.
Coluna A (termos):
1.Tympanometria de alta frequência.
2.Fixação da stapes.
3.Colapso da articulação ossicular.
Coluna B (descrições):
(__)Condição em que um dos ossículos do ouvido médio se torna imobilizado, o que compromete a transmissão de som através da cadeia ossicular.
(__)Alteração que envolve a união dos ossículos auditivos (martelo, bigorna e estribo), o que pode resultar em uma perda de mobilidade e, consequentemente, prejudicar a condução do som.
(__)Avalia a resposta do ouvido médio a pressões variáveis em frequências mais altas, ajudando na detecção de disfunções sutis da cadeia ossicular e da mobilidade da membrana timpânica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
- A 1 − 3 − 2.
- B 2 − 1 − 3.
- C 3 − 2 − 1.
- D 2 − 3 − 1.
- E 1 − 2 − 3.