Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) - Analista de Procuradoria (2013) Questão 33

A oposição é a espécie de inferência imediata pela qual é possível concluir uma proposição por meio de outra proposição dada, com a observância do princípio de não contradição. Neste sentido, que poderá inferir-se da verdade,falsidade ou indeterminação das proposições referidas na sequência abaixo se supusermos que a primeira é verdadeira? E se supusermos que a primeira é falsa? 1a - Todos os comediantes que fazem sucesso são engraçados. 2a - Nenhum comediante que faz sucesso é engraçado. 3a - Alguns comediantes que fazem sucesso são engraçados.4a - Alguns comediantes que fazem sucesso não são engraçados.

  • A Se a 1a é verdadeira, a 2a é falsa, a 3a é falsa e a 4a é verdadeira. Se a 1a é falsa, a 2a é verdadeira, a 3a e a 4a são indeterminadas (tanto podem ser ver- dadeiras quanto falsas).
  • B Se a 1a é verdadeira, a 2a é falsa, a 3a é falsa e a 4a é verdadeira. Se a 1a é falsa, a 2a é verdadeira, a 3a e a 4a são verdadeiras.
  • C Se a 1a é verdadeira, a 2a é verdadeira, a 3a é verdadeira e a 4a é falsa. Se a 1a é falsa, a 2a é falsa, a 3a e a 4a são falsas.
  • D Se a 1a é verdadeira, a 2a é falsa, a 3a é verdadeira e a 4a é falsa. Se a 1a é falsa, a 2a é falsa, a 3a e a 4a são indeterminadas (tanto podem ser verdadeiras quanto falsas).
  • E Se a 1a é verdadeira, a 2a é falsa, a 3a é verdadeira e a 4a é falsa. Se a 1a é falsa, a 2a e a 3a são indeter- minadas (tanto podem ser verdadeiras quanto falsas) e a 4a é verdadeira.

Encontre mais questões

Voltar