Conselho Regional de Farmácia do Paraná - Diversos Cargos (Quadrix - 2019) Questão 18

    O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem  ser  observadas  pelos  farmacêuticos  e  pelos  demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito  profissional  respectivo,  inclusive  nas  atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da farmácia em prol do zelo pela saúde.
    O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio  ambiente  e  à  liberdade  de  consciência  nas  situações  de  conflito  entre  a  ciência  e  os  direitos  e  as  garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.

Resolução n.º 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia (com adaptações)


À luz do Código de Processo Ético, assinale a alternativa correta.

  • A A competência disciplinar é do Conselho Federal de Farmácia, independentemente do Conselho Regional em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu.
  • B No decurso da apuração ética, o profissional não poderá solicitar transferência para outro Conselho Regional de Farmácia.
  • C Cabe ao presidente do Conselho Regional de Farmácia analisar o parecer do presidente da Comissão de Ética e despachar pelo arquivamento ou pela instauração de processo ético‐disciplinar.
  • D Na hipótese de pedido de desligamento ou cancelamento de inscrição profissional, o processo ético será suspenso ou encerrado.
  • E A Comissão de Ética será composta por conselheiros e empregados do Conselho Regional de Farmácia.

Encontre mais questões

Voltar