Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Paulo (SAAE-SP) - Diversos Cargos (VUNESP - 2014) Questão 27

Muitas indústrias possuem ou adquirem problemas na rede elétrica por não considerarem adequadamente a questão do fator de potência. Sobre ele e sua aplicação prática, é correto afirmar que, para o Brasil, há cerca de 20 anos exige-­se

  • A fator de potência igual a 0,92 e que isso pode aliviar a corrente elétrica nas redes que abastecem motores elétricos, por exemplo, se for obedecido.
  • B fator de potência igual a 0,85 e que isso pode aliviar a corrente elétrica nas redes que abastecem motores elétricos, por exemplo, se for obedecido.
  • C fator de potência igual a 0,92 e que isso pode aliviar a corrente elétrica nas redes que abastecem motores elétricos, por exemplo, desde que estes não operem próximo da plena carga, pois terão baixo rendimento.
  • D rendimentos e fatores de potência iguais a 0,92 (92%), e que isso pode aumentar a corrente elétrica nas redes que abastecem motores elétricos, por exemplo, porém com a vantagem de maior economia de energia.
  • E rendimentos e fatores de carga de 92% nas redes elétricas, com um mínimo de 85% de rendimento e de fator de potência nos motores elétricos, se não forem os principais consumidores.

Encontre mais questões

Voltar