Questão 32 do Concurso Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Comunicação Social (2020)

O modo mais simples de definir a retórica é considerá-la como um tipo de uso de linguagem que visa produzir efeito significativo no receptor. Analise as afirmativas abaixo referentes à retórica da publicidade, segundo Santaella (2017), e assinale a opção correta.
I- Cada vez mais as mensagens publicitárias, a par dos aspectos funcionais, passaram a colocar muita ênfase nos aspectos emocionais. II- Os aspectos emocionais devem ser dominantes quando a marca do produto veiculado não é suficientemente conhecida. III- Os aspectos funcionais foram se tornando cada vez mais preponderantes na realidade mercadológica em que produtos concorrentes lutam para se sobreporem uns aos outros.

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B Apenas a afirmativa Il está correta.
  • C Apenas a afirmativa III está correta.
  • D Apenas as afirmativas I e Il estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas Il e III estão corretas.